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7 Dicas para combater a insônia

 

7 Dicas para combater a insônia

 

A insônia é um desconforto que acomete cerca de 20 milhões de pessoas só no Brasil. Raras são as pessoas que tem uma noite tranquila e profunda de sono, sem interrupções, pois mesmo aqueles que não sofrem com insônia possuem alguma complicação para dormir. Entretanto, existem algumas medidas e até truques para melhorar a qualidade do sono e seguindo à risca algumas delas é possível observar uma diferença significativa à médio e longo prazo. Confira abaixo métodos caseiros e simples para combater à insônia:

- 1 Pratique atividades físicas: caminhadas diárias e leves, corridas, prática de algum esporte, exercícios aeróbicos em academias ou até mesmo exercícios em atividades domésticas ajudam o corpo a relaxar e consequentemente aumentam o sono.

- 2 Regule o relógio biológico: uma dica também é determinar um horário fixo para dormir e também para acordar. Assim, cria-se o hábito no organismo e o corpo já se prepara com antecedência para este momento.

- 3 Faça atividades relaxantes: antes de dormir indica-se que realize atividades prazerosas que induzem ao sono como ler, ouvir música e assistir televisão.

- 4 Alimente-se bem: evite bebidas como café e álcool antes de dormir que atrapalham o sono e também comidas pesadas à noite.

- 5 Prepare um santuário: o ambiente influencia muito no sono, por isso é recomendado que esteja confortável no cômodo com cortinas blackout, camas e lençóis aconchegantes e isolantes de ruídos.

- 6 Tome um banho relaxante: preparar um banho quente na banheira ou até mesmo no chuveiro ajuda a baixar a agitação do corpo contribuindo para o relaxamento. Fazer meditações antes de dormir também são indicadas.

- 7 Esqueça os eletrônicos: antes de deitar desligue todos os gadgets que possam interferir em um sono profundo.

Agora, se o caso de insônia for mais sério e nada disso resolver, existem medicamentos controlados para isso que não criam dependência, assim como suplementos ricos em melatonina que ajudam a se obter a tão sonhada noite de sono. Além disso, diferente das dicas dadas acima, os suplementos agem de forma rápida no organismo e os resultados podem ser vistos à curto prazo.

A Melatonina auxilia o organismo no controle do ciclo do sono, pois regulam e repõem a melatonina (hormônio responsável pelo sono) no organismo. O suplemento também auxilia no ganho de massa muscular, por aumentar a liberação de hormônios responsáveis pelo crescimento da musculatura. Assim, o suplemento é indicado para pessoas que sofrem com noites mal dormidas e também atletas. Os benefícios desse suplemento também estão ligados à redução do envelhecimento precoce, uma vez que por ser rico em antioxidante, combate os radicais livres presentes no envelhecimento.

Indica-se o consumo de uma cápsula de 3mg por dia, o suficiente para se obter o resultado desejado. O ideal é ingerí-la meia hora antes de dormir e de forma nenhuma misturá-la com guaraná e outras bebidas estimulantes. A ingestão do suplemento deve ser acompanhada por profissional especializado. As contra indicações são apenas para mulheres grávidas e menos de 12 anos.

 

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Melatonina Optimum Nutrition

 

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